Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pré-candidatos do PDT à Câmara Federal defendem projetos e comentam alianças

11 Min Leitura

O quadro Conectado com as Eleições, exibido neste sábado (27) no programa Levante a Voz, apresentado pelo jornalista Luiz Santos, recebeu os três pré-candidatos do PDT à Câmara dos Deputados: Ivan de Vavá, Isaias de Diogo e Pedro Cícero. A entrevista contou também com a participação do jornalista Osvaldo Cruz, responsável pelo portal Rota da Informação.

Durante o programa, os pré-candidatos abordaram temas como alianças políticas, expectativa eleitoral, a disputa interna da legenda e as investigações envolvendo dirigentes do partido.

 Ivan de Vavá

 Ex-candidato a vereador de Feira de Santana nas eleições de 2024, Ivan de Vavá foi questionado sobre a quem apoiará para o governo do estado: Jerônimo Rodrigues ou ACM Neto.

“O prefeito José Ronaldo de Carvalho é meu líder político. A gente já teve uma conversa e acredito que, nessa próxima semana, teremos uma segunda conversa para poder discutir isso aí. O trabalho do governador Jerônimo Rodrigues, eu acredito muito, mas políticos têm que ter lado e eu tenho José Ronaldo de Carvalho como prefeito, mas ainda preciso conversar detalhadamente esse assunto com ele. Ivan de Vavá não está em cima do muro, eu viso a conveniência do povo. Conheço o trabalho do governador Jerônimo, admiro. Não conheço o trabalho ainda do ACM Neto. Como disse, sou liderado do prefeito José Ronaldo de Carvalho e irei ouvir as suas orientações e decidir de que lado ficarei. Lembrando que ficarei do lado de quem está ao lado do povo”, afirmou.

Ao responder se o PDT conseguiria eleger três deputados federais por Feira de Santana e se os nomes estariam sendo usados apenas para eleger o também pré-candidato Félix Mendonça Júnior, deputado federal e presidente estadual do partido, que concorre à reeleição, ele disse:

“Quando dizia o saudoso José Falcão: ‘Eleição e Mineração, só depois da apuração’. Eu acredito no meu potencial, acredito que serei eleito deputado federal para defender os interesses da Bahia, principalmente de Feira de Santana. Carrego hoje uma bandeira das mulheres, onde defendo a saúde da mulher, saúde preventiva, saúde e autoestima das mulheres. Confio no meu trabalho e nos meus eleitores, sei que serei eleito deputado federal e não acredito que serei ‘boi de piranha’ para eleger Félix Mendonça, não, porque, se ele for eleito, ele será o segundo, porque o primeiro serei eu. Isso não é soberba e nem arrogância, estou confiando primeiramente em Deus e, em segundo, no meu trabalho”.

Sobre a quantidade de votos e o coeficiente eleitoral, Vavá respondeu: 

“Em média, 220 mil faz o primeiro. O segundo tem que ter 20%. Acredito que lá o primeiro ultrapasse os 220 mil e vai fazer um, com possibilidade de dois”.

Questionado sobre o presidente nacional do PDT, ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, que em 2025 esteve no centro de investigações de fraudes no INSS, ele declarou:

“Quanto ao processo que o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o Félix respondem, a Justiça vai decidir se ele é inocente ou culpado. Agradeço ao Félix a oportunidade que ele me deu de disputar a eleição pelo partido. Fui convidado pelo Edson Porto, atual secretário de Ciência e Tecnologia do estado. Fui muito bem acolhido pelo PDT, estou bem tranquilo para disputar a eleição e, por esse motivo, coloco meu nome à disposição para ser deputado federal e acredito que serei eleito para fazer a diferença. Garanto ao povo que meu nome nunca será envolvido em nenhum tipo de escândalo e corrupção”.

 

 Isaías de Diogo

Ex-vereador e morador do bairro Feira X, Isaías de Diogo falou sobre o apoio ao governo do estado: Jerônimo ou ACM Neto.

“Estarei do lado do povo! Defender bandeiras não me traz muito resultado. Quando a gente defende pessoas, ideias, é isso que o povo quer. Entendo perfeitamente que devemos ter um lado político e eu estou filiado no PDT e estou aqui para cumprir as determinações do partido. Porém, tenho minhas ideias e convicções e acredito naquilo que venho trabalhando, em favor das pessoas. Então, nesse momento, estarei defendendo as ideias e pensamentos do povo, através de Isaías de Diogo. Não estou e nem estarei em cima do muro. Quem elege o candidato é o povo e ele deve estar em sintonia com quem o coloca lá. Estou aqui do ‘lado de fora’, justamente por isso, pela minha identidade política”.

Sobre a possibilidade de ser usado para eleger Félix, ele respondeu:

“A vida é feita de oportunidades! Nós temos 434.787 pessoas que votam na cidade de Feira de Santana. Óbvio que, se Deus permitir e eu cair na graça dessas pessoas, 10% desse total daria 45 mil votos. Então, não é o caso de ser usado por Félix ou por qualquer outra pessoa. Estou no PDT pela oportunidade de ser eleito nesse partido. Quando saímos candidatos a qualquer sigla, é para alcançar um objetivo. Nós podemos ser do mesmo partido, não vejo dificuldade nenhuma. Eu posso ter 21, o outro 52… Podemos fazer dois deputados federais. Então, para mim, o que importa é que cada um de nós está no intuito de representar a cidade de Feira de Santana”.

 Já sobre ter sido convidado por José Ronaldo para disputar como deputado federal, enquanto o candidato do prefeito é Zé Chico, ele afirmou:

“Estou pela oportunidade de disputar e chegar lá. Se eu estivesse em outro partido, eu não poderia chegar onde eu quero, que é ser eleito. No PDT, o coeficiente me dará essa garantia de 45 mil votos e alcançar os objetivos de ser eleito para defender os interesses da Bahia, do Brasil e, principalmente, da minha Princesa do Sertão”.

Ao comentar sobre Carlos Lupi, Isaías disse:

“Estou no PDT e vejo isso como uma grande oportunidade de trazer uma renovação, uma mudança. Não só pelo que aconteceu, sobre as denúncias que estão vindo à tona. Somos uma geração nova que, graças a Deus, não faz parte. Meu pai era chapista e os ensinamentos que eu tenho da minha família é ser honesto. Tive dois mandatos de vereador em Feira, entrei batendo palmas e saí batendo palmas. Levo essa mensagem: a corrupção não vale a pena. Quanto às pessoas que estão respondendo, que respondam à Justiça”.

 Pedro Cícero

O ex-vereador Pedro Cícero, morador do bairro Viveiros, também foi questionado sobre de que lado estará nas eleições para o governo da Bahia:

“Estou ligado a Ronaldo, meu líder político. Vou dizer a Feira de Santana que não vim aqui defender partido, e sim o povo. Quando me lembro que o cidadão entra em uma fila da regulação e tem que esperar de cinco a oito dias para ser regulado e ainda sair a regulação para uma cidade a 200 quilômetros, a maioria das vezes o acompanhante não tem como se deslocar. Acho que o governo do estado deveria repensar em relação a isso, pois o povo está sofrendo. Poderia, também, criar um projeto em que a mesma ambulância que leva o paciente para se tratar a 200 km deveria trazê-lo de volta. Há mais de 20 anos o povo sofre e, todo ano de eleição, dizem que vai acabar com a regulação. Reafirmo que não estou aqui para defender o partido. O PDT me deu a legenda para sair pré-candidato a deputado federal para defender a causa do povo sofredor, principalmente de Feira de Santana e da minha Bahia. Não estou em cima do muro”.

Já sobre a questão de ser ou não ser boi de piranha” para Félix, ele respondeu:

 “Eu tenho 47 anos e 35 de política. Eu faço política para ajudar a quem precisa, porque eu gosto e acredito no meu potencial, assim como acredito também no potencial dos outros dois pré-candidatos aqui presentes. Por esse motivo, colocamos o nosso nome à disposição para ajudar as pessoas que mais precisam e eu acredito que vamos chegar lá. Tudo pode acontecer, inclusive nada, como diz a canção. Vamos seguindo em frente e quem sabe o segundo não seja eu”.

O candidato respondeu também sobre votos de legenda e a disputa interna.

 “Eu estou lutando e trabalhando! O meu deputado estadual é Binho Galinha e, onde ele for atrás de um voto, eu estarei também atrás desse voto. Inclusive, são mais de 14 cidades na Bahia onde esse voto será casado. Sei que ele tem o deputado dele aqui também, mas eu não tenho dúvida: com o trabalho social que ele tem feito como deputado estadual, mesmo na situação em que ele está hoje, acredito que ele saia dessa também. Ele será reeleito o deputado mais votado no estado, principalmente aqui em Feira de Santana, e, com certeza, Pedro Cícero irá junto. Quem acredita em quem trabalha, chega lá. Venho acompanhando, alguns processos vêm favorecendo o deputado, inclusive um da cidade de Milagres. Eu acredito que Binho Galinha sairá dessa”.

Referente as denúncias de corrupção envolvendo as direções estadual e nacional do partido, ele disse:

 “Fui convidado pelo próprio Félix Mendonça e acho que os casos devem se resolver por lá. Acredito no meu potencial e aproveito a oportunidade”.

 Fonte Conectado News

Compartilhe este artigo